Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Anónimo

    Núbia

  • Anónimo

    Meus sinceros sentimentos a todos vocês. Sim, Ela ...

  • feldades

    Mamãe, como papai, foi transfigurada pelo sofrimen...

  • feldades

    Sim, Drummond estava certíssimo: "Mãe não deveria ...

  • feldades

    Sim, a realidade é dura.Mas havemos de aceitá-la.






O CENTENÁRIO DE JACYRA

por feldades, em 01.02.20

Minha avó materna, a saudosa dona Jacyra, faria cem anos no próximo dia quatro de fevereiro. Faria, não. Ela fará cem anos, que comemorarei sozinho, sem bolo, mas com uma prece. Porque, para mim, a vovó não morreu.  Ela continua viva na minha história.

 

Dona Jacyra foi avó muito jovem. Quando ela tinha apenas 35 anos, nasceu minha irmã Luzia, sua primeira neta. Depois de Luzia, rebentaram-se em diversos ninhos, ao longo de quatro décadas, outros 39 netinhos.  Uma fartura!

 

Recordo com saudade das inúmeras vezes em que mamãe nos levou à casa da vovó. Chegávamos no meio do dia, muitas vezes sob sol forte. Então ela nos oferecia água fresca tirada de um pote, servida numa caneca artesanal de lata. Sobre um pranchão de madeira embaixo da janela da cozinha, havia dois grandes potes de barro, que eram liturgicamente abastecidos por meu avô Aurélio. A mina ficava um pouco distante, mas o vovô sempre estava às voltas com seus baldes, nunca deixando faltar água em casa.

 

Lembro-me bem daquela casa branca, imponente, embora de pau-a-pique e calçada de pedras. A cozinha, de enorme pé-direito, exibia uma grande mesa com dois bancos de madeira. O fogão a lenha, o único que já vi assim tão majestoso, ficava num canto, mas desencostado da parede, permitindo que fosse usado por destros e canhotos. Embaixo do fogão havia um compartimento para armazenar pequenas quantidades de lenha. Uma grade dentro da fornalha permitia escoar as cinzas para um nicho, de onde seriam facilmente recolhidas.

 

Da cozinha, uma escada de pedra dava acesso ao corpo da casa. No fim dessa escada, à esquerda, ficava o antigo quarto do casal. Em seguida, percorrendo-se uma salinha comprida, com alguns móveis, via-se à direita três quartos: um pequeno, onde meu avô passou a dormir, e outros dois maiores. Um corredor dava acesso à sala principal e a um quarto para visitas. O cômodo mais interessante da casa não era nenhum desses, mas a despensa, que ficava ao lado da cozinha. É ali que, numa grande caixa de arroz em cascas, amadureciam cachos de banana.

 

Ah, a vovó deve estar ainda naquela casa (há tantos anos demolida) mexendo nas panelas, ajeitando os tições, soprando o fogo. Eu a vejo através do portãozinho que fica na porta da cozinha. Ela não sabe, mas estou escondido ali, ao lado da bica d’água, sob a sombra do pé de manga-espada. Revejo, com saudade, as grossas raízes das duas mangueiras, onde se senta para ouvir sabiás-laranjeiras no pé de pitanga e seriemas lá pelos lados do ‘pé de jaca’, no “Dourado”. Enquanto isso, embaixo do assoalho cacarejam galinhas poedeiras, e no terreiro ao lado canta um melancólico galo garnisé.

 

Eu não sabia por que gostava tanto de você, vovó. Bem mais tarde, soube que foi por suas mãos que vim ao mundo. Mamãe estava na sua casa quando nasci, e você foi minha parteira.

 

Parabéns, vovó, mas esses cem anos passaram muito rápido. Permaneça conosco por outros séculos!

 

FILIPE

Autoria e outros dados (tags, etc)


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.02.2020 às 09:35

Que recordação linda tio 👏👏👏
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.02.2020 às 09:44

Quantas recordações você nos trouxe
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.02.2020 às 10:03

Seus lamentos de saudades...nos arremeteu ao passado ...
Muito bem escrito pelo senhor neste texto...com riqueza de detalhes...
Deu saudades da velhinha tbm...que lembro pouco...

Rodrigo
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.02.2020 às 15:46

Sugestão; Que tal publicar suas crônicas, ilustradas pela Rosana? Dois grandes artistas: da palavra e da pintura!
Imagem de perfil

De feldades a 03.02.2020 às 00:09

Da pintura, até concordo; mas da palavra...
Obrigado, Degani.
Sem imagem de perfil

De Aureliano a 01.02.2020 às 17:01

Nossa, Felipe, você é inspirado demais! Lindíssimo! Até os bisnetos que praticamente não a conheceram sentiram na própria alma a alma da vovó Jacira.
Riqueza de detalhes que fazem "ver" a vovó com você.
Ela está certamente no Coração do Pai, ao lado do vovô Aurélio, reconciliados e transfigurados pelo Cristo Ressuscitado.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 03.02.2020 às 17:00

Eu tive o privilégio de ter convivido com ela pouco. Mas este pouco me fez saber, como ela era boa. Parabéns Filipe pela linda narrativa . Verdadeira. Uma história linda.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.02.2020 às 18:24

Somente agora tive a oportunidade de saborear estas gostosas linhas, escritas mais com o coração, mas também com muito cérebro iluminado pela saudade e pela gratidão!
Vovó Jacira, pouco convivi com ela, mas a vejo sempre como uma mulher dedicada, carinhosa com os netos, sem ser melosa, aquela atenção de ver se está tudo bem, de vê-los bem nutridos!
Hoje em dia me vem muito forte o como essa mulher ainda muito nova teve que carregar nos ombros o compromisso de sustentar a família e gerir a numerosa prole, uma vez que o bondoso vovô Aurélio não tinha boa saúde mental.
Filipe de fato nos coloca dentro daquela antiga casa,um verdadeiro solar de inúmeras famílias, que ali tiveram
início e os primeiros passos. Sei o quanto Vovó foi importante para os primeiros anos de nossa família: Mamãe sempre frágil, muitos filhinhos e Vovó dando forças no que podia e ainda enviando suas jovens e adolescentes filhas para ajudar Mamãe: Tias Lucy, Lurdinha, Gracinha... Deus as recompense!
Vovó, que o bom Deus a acolha na festa sem fim do Reino dos céus, preparado para aqueles que se dispuseram a praticar o bem por amor! Amém!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.10.2020 às 18:13

Nossa primo, que viagem maravilhosa eu fiz agora a minha infância naquela casa. O quarto ao lado esquerdo no topo da escada era onde vovô Aurélio a noite nos contava as histórias de assombração daquela casa...( Galinha branca, cachorro negro, correntes arrastando pelo corredor, os choros de crianças entre outras)... As brincadeiras de pique esconde no porão... Muitas lembranças...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.01.2021 às 21:51

Parabéns vovó... Saudades eternas...

Comentar post





Comentários recentes

  • Anónimo

    Núbia

  • Anónimo

    Meus sinceros sentimentos a todos vocês. Sim, Ela ...

  • feldades

    Mamãe, como papai, foi transfigurada pelo sofrimen...

  • feldades

    Sim, Drummond estava certíssimo: "Mãe não deveria ...

  • feldades

    Sim, a realidade é dura.Mas havemos de aceitá-la.