Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • Anónimo

    Núbia

  • Anónimo

    Meus sinceros sentimentos a todos vocês. Sim, Ela ...

  • feldades

    Mamãe, como papai, foi transfigurada pelo sofrimen...

  • feldades

    Sim, Drummond estava certíssimo: "Mãe não deveria ...

  • feldades

    Sim, a realidade é dura.Mas havemos de aceitá-la.



subscrever feeds




PRA QUE CHORAR?...

por feldades, em 05.08.16

De filipemouralima@gmail.com para casacivil@presidencia.gov.br

 

 

Andei pesquisando e não encontrei a informação de que tanto preciso: Com quantos anos, em que cargo e com que salário se aposentou o ministro Eliseu Padilha?

Ficaria muito agradecido se o próprio me informasse.

FILIPE   

 

 

Fui ignorado pelo ministro-chefe da Casa Civil a quem ousei mandar o e-mail acima, mas isso não me surpreendeu. O que me assombrou foi a súbita indignação de uma boa alma, até então muito crédula da ‘nova ordem’ que se instalou no país.

 

“Quanto tempo falta para você se aposentar?” –  perguntei àquela mulher, uma velha conhecida. “ contando nos dedos. Pra mim, faltam cinco anos... Cruz-credo, num aguento mais esperar!” “É, mas talvez falte mais tempo...” “Como assim, mais tempo?!...” “O novo governo vai mexer no tempo de contribuição.” “Mas, pros novos, né?... Pra nóis, os véio, num mexe mais não.” “Querem aumentar em quarenta por cento o tempo de contribuição para todos. Assim, você terá que trabalhar mais sete anos, em vez de cinco.” “Mas num pode...” “Poder, não pode, mas você não sabia?” “Não! Eu vejo o Jornal Nacional todos os dias e não vi nada disso...” “Ahn!...” Mordi a língua para não dar risada.

 

Esse assunto foi um despropósito. Após um dia inteiro na labuta, a mulher estava esparramada no sofá – cansada, mas serena e feliz. Queria assistir à tevê tranquilamente, mas alguém lhe estraga a tarde... E estraguei mesmo. Ela se reposicionou no sofá, agora o rosto teso, ruborizado, e começou a vociferar contra o governo. “Eu não aguento trabalhar por mais tanto tempo. Já estava certa de que ia me aposentar daqui a cinco anos...” E começou a despejar uma malcheirosa carga de impropérios. Por pudor, não reproduzo suas palavras e as trocarei por algo próximo a parônimos. O leitor que se esforce e me desculpe. “Mas num pode..., buda baliu! Mas que filho da luta! O que nóis vai fazê  pra arrancar esse fiado de lá?! (...)”

 

Estranhei o rompante de quem sempre esteve empolgada com o ‘temerário interino’, mas arrumei um jeito de piorar a coisa e fiz a fervura levantar a tampa da panela. “Tem uma saída”, eu disse. Ela arregalou os olhos, esperando consolo. “O governo propõe, a quem não aceitar o aumento no tempo de serviço, idade mínima de 65 anos para homens e 62 ou 63 para mulheres e você poderá escolher.” Mal terminei e a pobre começou a tossir. Sua face, antes rubra, tornou-se arroxeada. Mas não era de brabeza aquela tosse. Talvez cigarro, um golpe de ar frio, sei lá..., brabeza é que não era. Saí dali ‘morrendo de dó’, coitada...

 

Eu, que me aposentaria ano que vem, terei que ralar ainda por sete, talvez setenta, ou quem sabe setenta vezes sete anos! Muitos perguntam: “Já se aposentou? Quando se aposenta?... Estou velho, mas sem exageros, por favor. Outro dia, um trouxa passou de moto e gritou: “Oi, fessô, num morreu ainda?!”

 

Não morri, não recebi resposta do ministro, mas senti uma estranha comichão de contentamento com a macabra notícia da reforma da Previdência engendrada por Padilha, que o JN não deu e a Folha escondeu na última página. Mas o povo bem que merece as traquinagens do “pai do ‘Michelzinho’”! Então, pra que chorar?...

 

FILIPE

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

De feldades a 06.08.2016 às 01:17

Incrível! Postei a crônica de manhã e fui trabalhar.
Na volta, um ex-aluno me parou e perguntou:
"Tá dando aula ainda, ou já se aposentou?"
Parece mentira, mas antes fosse. rsrsrs

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.





Comentários recentes

  • Anónimo

    Núbia

  • Anónimo

    Meus sinceros sentimentos a todos vocês. Sim, Ela ...

  • feldades

    Mamãe, como papai, foi transfigurada pelo sofrimen...

  • feldades

    Sim, Drummond estava certíssimo: "Mãe não deveria ...

  • feldades

    Sim, a realidade é dura.Mas havemos de aceitá-la.



subscrever feeds